A Busca pelo Corpo Perfeito

O relógio desperta às 6h, você está morrendo de frio mas coloca a roupa de ginástica bem rápido para sofrer o mínimo possível. Preparou o look um dia antes e imaginou um treino superprodutivo, mas algo está errado. Uma preguiça a mais. Foi fazer aquele último xixi antes de sair de casa e… “Putz, desceu a menstruação”. Agora tudo fez sentido!

Há quem dê meia volta e corra para o cobertor. Outras resolvem insistir e treinar mesmo assim. Independentemente do time que você faz parte, o desconforto é real: os níveis baixos de estrogênio e progesterona causam efeitos como cansaço, irritabilidade e inchaço. A ginecologista especializada em esportes Aparecida Ikegiri explica por que malhar menstruada pode ser tão estranho!

CANSAÇO, CÓLICA E ANSIEDADE

De acordo com a médica, os baixos níveis de estrogênio e progesterona, que caracterizam essa fase, têm repercussões por todo o organismo da mulher. Isso inclui sintomas como dismenorréia (a famosa cólica menstrual), cansaço, retenção de líquido e mudanças no estado emocional, como irritabilidade e ansiedade. E não para por aí!  “Você pode sofrer alterações no controle motor e nos padrões de transmissão de força, resistência e velocidade. Além disso, o sangramento menstrual e a cólica podem causar indisposição e fadiga.”

Exercícios X menstruação: como o ciclo menstrual pode afetar a sua rotina de treinos

EFEITOS NA PERFORMANCE

Um estudo feito pela organização britânica Women in Sport identificou que a menstruação altera, sim, a capacidade aeróbica e a resistência. Mais da metade das mulheres que respondeu a uma pesquisa da University College of London (UCL) afirmou que o ciclo impacta na performance. “Mas quando a menstruação acaba, o aumento progressivo da produção de estrogênio marca um período de melhor desempenho esportivo, nos mostrando assim a importância de um treinamento individualizado e que respeite as particularidades de cada fase do ciclo”, diz Aparecida.

DICAS PARA NÃO SOFRER (TANTO)

1. Você já deve ter escutado que a melhor coisa para fazer no período é pegar leve na ginástica, mas não deixar de malhar. Os treinos moderados fazem parte deste processo e ajudam a liberar endorfinas e serotonina, que trazem a sensação de bem-estar.

2. Uma outra opção para atletas e amadores que praticam muito exercício é investir no DIU Mirena, um método contraceptivo que dura cinco anos. “Ele libera dentro do útero concentrações muito baixas de uma progesterona que tem como ação atrofiar o endométrio, fazendo com que as pacientes que usam este tipo de método tenham um sangramento menos intenso e em alguns casos até entrem em amenorreia, que é a ausência de menstruação”, explica.

3. Deixe os absorventes convencionais de lado e use os internos e o coletor menstrual, que diminuem o desconforto e evitam o atrito excessivo.

4. Coma mais frutas cítricas, ricas em vitamina C; vegetais verde-escuros, ricos em vitamina E; e peixes, que contêm ômega 3, no período. O motivo? Eles têm propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, que diminuem os efeitos da menstruação no corpo. Anotou?

por ISABELA SERAFIM
Revista Glamour – 20/09/2018
https://revistaglamour.globo.com/Beleza/Saude/noticia/2018/09/exercicios-x-menstruacao-como-o-ciclo-menstrual-pode-afetar-sua-rotina-de-treinos.html

Fotos: Getty Images/iStockphoto

AGENDE SUA CONSULTA