O banheiro está logo ali… Ufa!!! Run… Run… Run…

Qual corredor nunca desejou encontrar o banheiro mais próximo do que a linha de chegada nesta vida?

Sintomas Gastrointestinais são muitos comuns nas modalidades esportivas de endurance e não são apenas inconvenientes como também podem afetar a performance e em casos mais graves até ter complicações de saúde a longo prazo.

Durante o exercício máximo o fluxo sanguíneo para o sistema gastrointestinal pode diminuir em até 80% para prover sangue suficiente aos músculo e pele. Essa diminuição de perfusão para os tecidos em intensa atividade pode causar isquemia nos tecidos da mucosa do intestino e desenvolver sintomas como diarreia, cólicas, náuseas, vômitos ou em casos mais severos sangramentos intestinais.

E o que fazer pra evitar essa?

• Evite Comer Fibras, Gorduras e derivados de leite um dia antes e no dia da sua prova

• Se Hidrate! A desidratação pode exacerbar os sintomas gastrointestinais

• Suplementação orientada pelo seu médico ou nutricionista pode melhorar a hipoperfusão do intestino

• Tenha uma estratégia nutricional antes do dia da sua competição, descobrindo que tipo de alimento funciona bem ou não para você antes de encarar o grande dia

Bibliografia: Sports Med. 2014;
Gastrointestinal Complaints During Exercise: Prevalence, Etiology, and Nutritional Recommendations

Dra. Aparecida Cavalcante Ikegiri é formada na PUC/SP em Medicina, com especialização na área de Ginecologia e Obstetrícia no Hospital Pérola Byington, Medicina Fetal na Clínica Conceptus e Pós Graduanda em Medicina do Esporte no Centro de Estudos de Fisiologia do Exercício e Treinamento (CEFIT). CRM: 149822