A prática de exercícios físicos promove inúmeros benefícios para a saúde. Durante a gravidez os exercícios devem ser estimulados e encorajados pois se relacionam à inúmeros benefícios para a mulher durante o período gestacional e após a gravidez.
Ainda assim, doenças comuns nas gestantes como diabetes gestacional, pré eclampsia e lombalgia podem ser prevenidas com a prática regular de exercícios físicos.
A recomendação atual mundial do Colégio Americano de Ginecologia e Obstetrícia é que as gestantes saudáveis devam praticar pelo menos 150 minutos de exercício físico leve ou moderado por semana, dividido em treinos de 30 a 45 minutos ao longo da semana.
A mulher sedentária
Principalmente mulheres previamente sedentárias devem começar com 15 minutos de exercício aeróbico 3 vezes por semana e aumentar gradativamente o tempo de exercícios até atingir os 150 minutos recomendados.
É importante que a gestante pratique as atividades físicas no inicio da manha ou final do dia, evitando temperaturas mais altas, se hidratar adequadamente durante o exercício, vestir roupas frescas e se alimentar antes dos exercícios.
Contudo, a intensidade do exercício deve ser monitorizada com atenção, já que a temperatura corporal está associada a este fator e a hipertermia pode se relacionar à malformações fetais.
“Talk teste” e orientações
Uma maneira prática de garantir que o exercício não é intenso é o chamado “talk test”, em que a gestante é orientada a observar sua habilidade em manter uma conversa durante o exercício físico, o que assegura que este está sendo realizado em intensidade leve a moderada, prevenindo-se o esforço físico excessivo.
Por fim, é importante saber quais são as contra indicações absolutas e relativas para os exercícios em gestantes. Gestantes com contra-indicações relativas devem fazer exercícios apenas depois da avaliação individualizada do seu caso e com cautela.